Entrevista: Pedro Ferreira Lage

Entrevista: Pedro Ferreira Lage

Associado da AABB Juiz de Fora e representante do clube em Xadrez nas diversas edições das Jornadas Esportivas de AABBs, Pedro Ferreira Lage (foto), 26 anos, engenheiro ambiental e sanitarista, conquistou no espaço de uma semana o título de campeão na modalidade na Jornada Esportiva Nacional de AABBs 2024 (JENAB 2024), em Salvador (BA), e na Jornada Esportiva Microrregional de AABBs em Minas Gerais 2024 (JEMAB-MG 2024), em Muriaé (MG). Nesta entrevista o enxadrista nos conta sua vitoriosa trajetória no esporte.

Quem mais o incentivou a jogar Xadrez, que você pratica desde os oito anos de idade?

Meus pais, Josué Lage Neto (in memorian) e Rosângela Ferreira Lage.

Qual seu ídolo no Xadrez?

Uma grande referência técnica é o enxadrista russo, ex-campeão mundial, Anatoly Karpov. De estilo de jogo sólido, Karpov se manteve campeão mundial por 16 anos.

Como foi sua adaptação sem o Luiz Gonzaga “Gonzaguinha” de Souza e Silva, já falecido, também enxadrista e que, por muitos anos, também representou a AABB-JF, e que estava sempre ao seu lado nas competições, principalmente nas Jornadas Esportivas de AABBs?

Gonzaguinha foi e é uma referência para todos os amigos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo e conviver com ele. Participei de muitas Jornadas Esportivas de AABB’s com o Gonzaguinha, tanto jogando Xadrez por Juiz de Fora (desde meu primeiro torneio de Xadrez: a JEMAB de 2007, em Juiz de Fora, que conheci e joguei a primeira vez com Gonzaguinha), quanto o acompanhando em diferentes fases das Jornadas. Na JENAB 2024, Gonzaguinha foi lembrado e citado por enxadristas que estiveram presentes nas JENAB’s anteriores (2013 em Salvador/BA e 2016 em Maceió/AL). Nesses dois ciclos das últimas JENAB’s, Gonzaguinha e eu dividimos a representação da nossa AABB de Juiz de Fora: participei da JEMAB e da JESAB e ele, da JERAB e da JENAB. Buscávamos levar o nome da nossa AABB e do esporte da mente que tanto gostamos nas Jornadas Esportivas e nas atividades de Xadrez em geral. Sigo-o representando nos eventos de Xadrez pelo país, onde ele sempre é recordado pela simpatia e cordialidade, além da referência técnica (Gonzaguinha foi Mestre Nacional de Xadrez e Vice-Campeão Brasileiro Sênior).

Quais foram suas competições e conquistas mais importantes, seja nas Jornadas Esportivas de AABBs e em outras competições de renome no Xadrez? 

Alguns eventos e conquistas importantes são:

Mestre Nacional de Xadrez (2019) e Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez (2022)

Co-campeão Aberto do Brasil Memorial Bobby Fischer – João Pessoa/PB (2019)

Campeão Mineiro Rápido (2019)

Campeão Mineiro Blitz (2020)

Diretor Técnico da Federação Mineira de Xadrez (FMX) – 2021-2024

Vice-Campeão Aberto do Brasil de Bom Jesus do Itabapoana/RJ (2021)

Representante Brasileiro no Campeonato Continental das Américas – São Paulo/SP (2019) e Florianópolis/SC (2021)

Campeão Aberto do Brasil de Rápido – Santa Bárbara/MG (2022)

Campeão das Jornadas Esportivas Microrregionais das AABB’s (JEMAB’s) – 2012, 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2022, 2023 e 2024.

Campeão das Jornadas Esportivas Estaduais das AABB’s (JESAB’s) – 2012 (Juiz de Fora/MG) e 2015 (Belo Horizonte/MG).

Campeão das Jornadas Esportivas Regionais (JERAB Sudeste) – 2023 (Belo Horizonte/MG).

Como você avalia essa sua conquista de campeão brasileiro em Xadrez nas Jornadas Esportivas de AABBs 2024? Acredita que todo seu esforço e participação em diversas edições das jornadas ao longo dos anos foram recompensados com esse importante e inédito título?

Sem dúvidas, foi uma oportunidade única poder participar e coroar o ciclo com o título nacional. O evento de Xadrez da JENAB foi de ótimo nível técnico, com presença de enxadristas conhecidos do circuito de torneios nacional, totalizando quatro Mestres Nacionais dentre os sete participantes (representantes da sede e das regiões do país). Representando a história do xadrez da AABB de Juiz de Fora e do amigo Gonzaguinha, além da experiência, foi de grande valia a oportunidade de divulgar e dar destaque ao nosso esporte. 

Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio, para participação na JENAB 2024, da FENABB e de toda AABB Juiz de Fora, representada pela delegação capitaneada pelos Vices-Presidentes Délio Lamas e Sinei Nepomuceno. Que o Xadrez siga crescendo e destacando ainda mais nossa AABB.

Pedro Ferreira Lage durante premiação na JEMAB-MG 2024 ao lado de Sinei Nepomuceno (Vice-Presidente de Patrimônio da AABB-JF) e Délio Lamas (Vice-Presidente Administrativo da AABB-JF)

Compartilhe: